Como Saber se meu Cartão é Crédito ou Débito?

Como Saber se meu Cartão é Crédito ou Débito?

No Guia Banco de hoje, o assunto é Como Saber se meu Cartão é Crédito ou Débito? O cartão é uma mão na roda para lidarmos com nosso dinheiro no dia a dia. Ainda assim, ao recebermos a ferramenta, esquecemos de que forma ela deve ser utilizada. Já pensou fazer uma compra, informar como pagar e sair tudo errado? É meio vergonhoso, não? Por isso vamos responder a pergunta: como saber se meu cartão é de crédito ou débito?

Ao saber diferenciar, sua vida financeira ficará mais organizada. Quer saber se seu cartão é de crédito ou débito? Continue lendo o texto e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre identificação de cartão de crédito e débito.

Diferenças entre Crédito e Débito no Cartão?

O cartão de débito está ligado à sua conta corrente, ou seja, depende da quantidade de dinheiro depositado. Com ele, você pode fazer compras online ou presenciais sem precisar utilizar dinheiro vivo.

Basta que o estabelecimento aceite cartão e você pode efetuar uma compra. Após confirmado o pagamento, o valor será descontado automaticamente.

Uma das vantagens é o controle financeiro maior que ele oferece. Como o valor é debitado automaticamente, você não corre o risco de esquecer da compra e precisar pagar por ela depois.

Como Saber se meu Cartão é Crédito ou Débito?

Para saber se o cartão é de crédito ou débito, basta analisar com atenção o cartão. Se não tiver nada escrito na frente do cartão, significa que ele é somente crédito. Se for débito, deverá ter um indicativo na frente especificando que possui a função débito.

Caso for somente crédito, você perceberá que atrás dele terá 3 números, que é o código se segurança do cartão. Você precisará desse número para confirmar qualquer tipo de compra digital, ou seja, compras realizadas pela internet.

Esse código ajuda muito a evitar fraudes e roubos cibernéticos. Para efetuar compras físicas em caixas de lojas ou supermercado, você precisará informar apenas a senha do cartão com 4 números, que geralmente chega em sua casa antes do cartão ou você recebe no ato da criação da conta.

Ao efetuar compras com o cartão de débito, o valor é automaticamente subtraído da sua conta. Em alguns casos, como finais de semana ou feriados, o valor poderá ser descontado no próximo dia útil. Isso acontece mais com Instituições Financeiras físicas como Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, etc.

Em bancos digitais, o valor e a transação são realizados imediatamente.

Como Ter um Cartão de Crédito e Débito Junto?

Assim que você abrir uma conta em qualquer banco, automaticamente receberá um cartão múltiplo. Então, para obter um cartão de crédito e débito junto, é preciso que você tenha conta, seja poupança, seja corrente, em qualquer banco.

Vale ressaltar que dependerá muito da bandeira para que seu cartão seja aceito. As bandeiras mais aceitas atualmente são: Visa e Mastercard. Conheço algumas pessoas que têm conta poupança na Caixa e receberam um cartão de débito da bandeira Elo.

Em alguns estabelecimentos essa bandeira não é aceita. Outro fato interessante é que alguns bancos não oferecem o cartão múltiplo para conta poupança, somente para a corrente.

Por isso, é interessante que você vá até a agência bancária de sua preferência e pesquise antes de abrir a conta.

Como Saber se meu Cartão é Crédito ou Débito? | Conclusão:

Em conclusão ao nosso artigo esperamos que tenha conseguido entender se o seu cartão é de crédito ou débito. Se algum ponto não foi bem esclarecido deixe um comentário abaixo, faça um comentário sobre sua experiência com a empresa. Pois assim outras pessoas que buscam pela mesma informação terão informações extras. Se foi útil, compartilhe e salve em seus favoritos para novas informações. O Guia Banco agradece sua visita.

Veja também → O Que é Descrição de Pagamento?

Você pode gostar...