PIX Garantido – Nova Modalidade de PIX

PIX Garantido

Saiba o que é PIX Garantido, a nova modalidade de PIX do Banco Central. Quando os brasileiros foram apresentados ao Pix, em novembro de 2020, e passaram a fazer transferências entre amigos e parentes sem precisar pagar nenhuma tarifa, a primeira previsão que surgiu entre especialistas era de que as transações por TED e DOC estavam destinadas a morrer.

O sucesso foi tão rápido que, em apenas dois meses, o Pix já era o tipo de transferência bancária mais usado no país e, no início de 2022, com mais de um ano de existência, somava quase 20 vezes mais transações que o tradicional TED, segundo dados do Banco Central (BC). 

Uma outra previsão, esta um pouco mais ousada, apontava que o cartão de débito também perderia espaço, à medida que comerciantes e prestadores de serviço passassem a aceitar mais o Pix como pagamento, algo que tem acontecido aos poucos. 

PIX Garantido – O que é?

O Pix Garantido ainda não tem previsão para ser lançado pelo BC, mas, quando estiver na praça, vai basicamente permitir que um consumidor sem saldo na conta possa agendar um pagamento para uma determinada data. Se a data chegar e ele continuar sem saldo, o banco garante o pagamento e o consumidor passa a dever para o banco. Na prática, é um produto de crédito e, assim como o cartão de crédito, também vai viabilizar o parcelamento. 

Como Funciona o PIX Garantido?

  • Quem quiser efetuar um pagamento poderá fazer um agendamento na modalidade PIX Garantido, através de seu aplicativo bancário;
  • O banco faz uma análise para conferir se o usuário tem limite de crédito suficiente para efetuar a compra e faz a confirmação;
  • Quando a data de pagamento chegar, o banco, que opera como essa instituição intermediadora, debitará  o saldo;
  • Se o usuário não tiver saldo, ele automaticamente passa a incorrer em juros até que zere o débito.

Cartão de Crédito X PIX Garantido

O tsunami do Pix no setor financeiro ainda está por vir e, dessa vez, chegará com um sobrenome: o Pix Garantido, uma nova modalidade de pagamento que será lançada pelo Banco Central e servirá para parcelar transações sem precisar ter dinheiro em saldo, assim como faz o cartão de crédito, principal fonte de receita das maquininhas e um dos pilares do relacionamento que os bancos mantêm com seus correntistas. 

O cartão de crédito é, de longe, o tipo de pagamento eletrônico mais usado pelos brasileiros na hora de efetuar uma compra, seja em uma loja física ou no e-commerce. 

O tamanho do impacto disso no negócio de maquininhas vai depender de quais serão as regras de utilização do Pix Garantido, ainda em estudo pelo BC, mas, se o cartão de crédito perder espaço, é natural que as empresas do setor sintam uma pressão na receita. 

Com a digitalização dos serviços financeiros, os gerentes têm perdido espaço. E, com a portabilidade de conta-salário que os brasileiros hoje podem fazer, o último ponto também já não é mais um grande diferencial. O cartão de crédito, porém, ainda resiste firme, em especial por causa dos programas de milhagem e outros benefícios que oferece.

PIX Garantido – Conclusão

Em conclusão ao nosso artigo esperamos que tenha conseguido descobrir o que é, e como funciona o PIX Garantido. Se algum ponto não foi bem esclarecido deixe um comentário abaixo, faça um comentário sobre sua experiência com a empresa. Pois assim outras pessoas que buscam pela mesma informação terão informações extras. Se foi útil, compartilhe e salve em seus favoritos para novas informações. O Guia Banco agradece sua visita.

PIX Garantido – Sobre:

Os usuários que quiserem parcelar o valor de uma compra terão que agendar o pagamento das parcelas através do PIX para datas futuras. Mas, diferentemente do PIX Agendado, esta modalidade precisa de uma instituição financeira habilitada para intermediar a transação. Esta instituição garantirá que o pagamento seja efetuado na data agendada se a conta do usuário não tiver saldo suficiente.

Leia também → Telefone C6 Bank

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.