Recall dos Cartões de Crédito
Cartões

Recall dos Cartões de Crédito – O que Significa?

O que significa Recall dos Cartões de Crédito? O recall é um importante recurso que empresas, fornecedores e fabricantes devem utilizar para evitar riscos de saúde ou segurança aos consumidores. Ele é realizado após a identificação de defeitos de fabricação em uma ou mais linhas de um produto.

Muitos consumidores estão com dúvidas a respeito do recall dos cartões de crédito. O assunto tem gerado certa movimentação na internet, principalmente relacionado a golpes. Confira o que significa, e o que fazer caso receba uma mensagem relacionada ao recall do seu cartão de crédito.

Recall dos Cartões de Crédito

O Recall é uma medida tomada pela empresa quando é constatado que um produto ou equipamento, que já foi lançado no mercado, pode causar danos ao consumidor.

No entanto, um temo muito comum passou a gerar dúvida nos consumidores: o Recall dos cartões de crédito. Um vídeo que circula na internet informa que o consumidor pode sacar de R$ 1 mil a R$ 3 mil se tiver usado o cartão de crédito nos últimos meses.

No entanto, o Banco Central esclareceu que se trata de uma notícia falsa e ainda pode ser um golpe. Por isso, a orientação é não seguir as dicas contidas no vídeo.

“Não existe norma do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do Banco Central estabelecendo qualquer recall dos cartões de crédito, nem tampouco determinação da supervisão do BC nesse sentido”, afirma o Banco Central em nota.

Recall dos Cartões de Crédito – Caiu no Golpe?

Ainda não há registros de golpes relacionado ao Recall dos cartões de crédito, porém se houver tal suspeita ou caso tenha caído em um golpe, siga os procedimento abaixo:

  • Registre um boletim de ocorrência na delegacia de polícia;
  • Entre em contato com a instituição financeira para tentar solucionar o caso extrajudicialmente;
  • Se esse procedimento não funcionar, junte todas as provas sobre o caso e busque seu direito judicialmente.

O que fazer ao Receber um Aviso de Recall?

Ao receber um aviso de recall, o consumidor deve:

  • Verificar se o seu produto faz parte da campanha;
  • Em seguida, observar as instruções do aviso;
  • Entrar em contato com a empresa;
  • Seguir os protocolos estabelecidos pela campanha de recall, dirigindo-se  ao local indicado na campanha para reparação de defeitos ou troca de peças que apresentem problemas.

Tudo isso é feito sem qualquer custo, pois fica a cargo do fornecedor. Por fim, de acordo com o Ministério da Justiça, não existem limitações de recall para produtos adquiridos de terceiros, no Brasil ou no exterior.

Recall dos Cartões de Crédito – Conclusão:

Para concluir o nosso artigo esperamos que tenha conseguido entender o que significa Recall dos cartões de crédito, e fique atento aos golpes. Se algum ponto não foi bem esclarecido deixe um comentário abaixo, faça um comentário sobre sua experiência com a empresa. Pois assim outras pessoas que buscam pela mesma informação terão informações extras. Se foi útil, compartilhe e salve em seus favoritos para novas informações. O Guia Banco agradece sua visita.

Veja também: Erro http 412 ao Gerar Boleto Registrado – O que Fazer?.

Sobre o Recall:

O recall é o mecanismo pelo qual fornecedores relatam ao público que um determinado produto ou serviço que possuem apresenta riscos para os consumidores que o adquiriram. Esse dispositivo não inclui apenas o aviso sobre o defeito, por meio de propagandas, mas principalmente a retirada desses itens de circulação e o reparo deles, caso seja possível.

Afinal, as empresas precisam garantir aos clientes que os seus produtos sejam adequados e seguros, atendendo às expectativas dos consumidores e garantindo sua proteção. Elas não podem colocar em oferta produtos que atentem contra a saúde e segurança. Caso algum defeito seja identificado em qualquer mercadoria que já foi adquirida por clientes, eles precisam ser comunicados e o problema, corrigido.