Remissão de Cartão – Como Funciona e O Que é?

Remissão de Cartão

Saiba o que é Remissão de Cartão e como funciona. Para muitos consumidores, ter um cartão de crédito válido é uma necessidade, pois é mais fácil comprar produtos parcelados do que apresentar um cheque ou abrir um parcelamento. No entanto, as instituições financeiras podem cobrar algumas taxas pela prestação de serviços, como juros de mora em anuidades e prestações. Nesse caso, uma dúvida comum para os consumidores é se uma taxa pode ser cobrada na remissão do cartão.

Remissão de Cartão – O que é?

Remissão de Cartão é o perdão da dívida é concedido por um credor a um devedor. Quando o mutuário aceita o perdão, a dívida é eliminada, mas isso não afeta terceiros. Tanto o credor quanto o devedor precisam estar dispostos a perdoar a dívida para que ela aconteça.

Remissão de Cartão – Como Funciona?

Apenas em alguns casos você poderá solicitar a remissão de cartão. Veja a seguir os casos em que pode-se aplicar o perdão da dívida:

  • 2ª Via do Cartão: A cópia do cartão é necessária se o original não for mais válido devido a perda, roubo, furto ou dano imputável ao consumidor que impeça o uso. Nesses casos, entende-se que o banco poderá cobrar uma taxa específica pela reemissão ocasionada pelo cliente. No entanto, as cobranças devem ser especificadas no contrato do cartão de crédito.
  • Expiração do cartão: Outro motivo para uma isenção é a expiração. Eles têm um prazo de validade (mês e ano) indicado no cartão, após o qual ele não é mais válido. Portanto, cabe ao banco emitir um novo cartão para que o cliente possa continuar usando o cartão de crédito. Nesse caso, a agência não pode cobrar dos consumidores.
  • Falha ou bloqueio na leitura do cartão: Em alguns casos, o cartão falha e não pode ser lido pela máquina. Aqui, o banco tem que mudar de graça. Os consumidores também não podem ser cobrados se um cartão for bloqueado devido a uma operação com falha ou tentativa de fraude, exigindo a isenção de sua taxa.

Remissão de Cartão – Cobranças indevidas

Se uma agência cobrar indevidamente, o primeiro passo é registrar uma reclamação solicitando a isenção da cobrança e explicando o motivo. Registre o número do contrato e os detalhes da chamada, pois eles podem ser usados ​​para verificar o contato.

Caso sua solicitação não seja atendida, você pode fazer uma reclamação junto ao banco central e às autoridades competentes, como o Procon. Além disso, outras medidas judiciais e extrajudiciais podem ser instituídas em função do dano causado pela atitude da instituição.

Remissão de Cartão – Conclusão

Em conclusão ao nosso artigo esperamos que tenha conseguido descobrir o que é e como funciona a remissão de cartão. Se algum ponto não foi bem esclarecido deixe um comentário abaixo, faça um comentário sobre sua experiência com a empresa. Pois assim outras pessoas que buscam pela mesma informação terão informações extras. Se foi útil, compartilhe e salve em seus favoritos para novas informações. O Guia Banco agradece sua visita.

Leia também → Código Banco BV 413 ou 655?

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.